terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PERPENDICULARap II - PEQUENO DESVIO PARA UMA GRANDE LIBERDADE - 06/02/09 BH/MG

Venho propondo, diante das configurações contemporâneas, estimular ações experimentais capazes de revigorar recortes temporais/espaciais. O acontecimento, destituído de sua temporalidade seqüencial, transborda no instante como manifestação de vida, potencialidade inventiva, celebração.

Interessa-me, nesse momento, pensar nas pequenas profanações que podem se manifestar no cotidiano. Desvios e deslocamentos físicos e energéticos intentando eventuais explosões daquilo que se pré-configura como estabelecido. Profanar, nesse caso, é trazer uma nova ordem, que a priori é caos total, facilitando outras percepções para o lugar, o tempo/espaço, a macro e micro-política, a troca, o agenciamento, a colaboração, a experiência, a vida. A arte, como elemento construtor dessas proposições, deixa de ser apenas disciplina e mercadoria, abrangendo reflexões estendidas a campos variados do saber. Por se constituir como elemento estruturador de práticas de vida, sua extensão ultrapassa campos específicos.

PERPENDICULAR, nesse caso, funciona como um entre, capaz de acolher tais manifestações, por mais díspares que sejam. Como ocorreu anteriormente, em 2009, tivemos dois encontros que, organizados e divulgados, repercutiram satisfatoriamente. Diante disso, me parece adequado a justificativa para dizer sobre o segundo evento, PERPENDICULAR – ações para apartamento, que aconteceu no mesmo endereço do anterior. Sem divulgação e previsão intencional, uma nova ocupação do apartamento aconteceu dia 06 de fevereiro de 2010.
Pequeno desvio para uma grande liberdade, configura-se como ação de busca desesperada por alívio físico. Nessa busca, transformo o banheiro da minha casa em lugar público, cobrando dinheiro para que os animados e necessitados usuários das ruas pudessem aliviar suas necessidades fisiológicas. Como condição, os usuários se deixavam fotografar.

Explico melhor! É tradição no bairro que moro, Santo Antônio, uma festa pré-carnavalesca em que blocos de samba se reúnem nos botecos da região e depois desfilam pelas ruas. Sábado passado foi o dia desse encontro. Para isso, foi preparada uma sala/copa no passeio em frente a minha casa onde dispus, ao lado de uma árvore, mesa, cadeiras, vasos de plantas, quadros, tapete, almofadas e balões, muitos balões. Convidei alguns amigos para participar desse encontro e observar privilegiadamente o movimento dos transeuntes em festa. A princípio, seguindo uma prática já realizada por Louise Ganz e Breno Silva ( Banquetes - lotevago.blogspot.com ) de ocupação do passeio em frente a casa da Louise, o que foi proposto desdobrou-se em outra forma de circulação, desviando parte do fluxo de foliões para dentro do espaço familiar. A partir daí, instaurou-se uma nova PERPENDICULAR – ações para apartamento.

O publico feminino, em sua maioria, e alguns homens, por não conseguirem aguardar a fila dos banheiros públicos, ofereciam dinheiro para usar o banheiro da minha casa. O que a princípio parecia algo inusitado, transformou-se em prática aberta ao contato com o outro, à socialização, à transformação do espaço privado. Por ser uma residência, era impossível aos usuários usar o ambiente de forma fria e distante. A circulação de pessoas tornou-se um evento e o que poderia ser apenas troca monetária foi estímulo para uma alegre participação coletiva.

Veja as imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário